O que Fazer em Floripa? Visite o Projeto Tamar!
Este é um projeto que eu realmente indico você conhecer, levar seus filhos, familiares e amigos.
Neste post vou contar um pouquinho mais sobre o Projeto Tamar – Barra da Lagoa, que é a unidade que fica mais ao sul do país, localizada em Florianópolis.
Em 2005 foi criada a base da Fundação Projeto Tamar de Florianópolis para dar suporte às atividades realizadas na região sul, que tem como foco a mitigação do impacto da pesca sobre as tartarugas marinhas. O Centro de Visitantes foi inaugurado no mesmo ano com o objetivo de sensibilização e conscientização ambiental através da visitação de turistas, grupos e escolas.
O espaço fica na Praia da Barra da Lagoa, a 50 metros do mar, em uma área de 5.000 m2 onde toda a estrutura é totalmente adequada ao uso por cadeirantes e para visitação em dias de chuva." Projeto Tamar
Você pode optar por começar primeiramente o seu passeio com uma visitação livre explorando todos os ambientes ( o que recomendo com crianças menores, já que elas podem ficar ansiosas para conhecerem tudo e não quererem participar de cara das visitas guiadas pausadas por cada estação) e depois de fazer o tour geral, aí sim, participar de alguma outra experiência, como a visita orientada, onde um guia do Tamar passa por cada tanque explicando e fazendo um trabalho educacional riquíssimo sobre as tartarugas.
Horário de funcionamento:
De quarta a segunda – 10h às 17h
Todos os dias:
*10h30 - Enriquecimento ambiental* (atividade para o bem estar das tartarugas)
*11h30 - Visita orientada* (Conduzida por monitor ambiental)
*12h30 - Horta da tartaruga* (Alimentação diferenciada das tartarugas)
*15h30 - Alimentação das tartarugas* (Realizada pelo tratador, com mediação de monitor ambiental)
Nos finais de semana e feriados:
*13h45 - Alimentação interativa* (Com participação das crianças)
Para acompanhar as atividades do dia não é necessário agendar.
A visitação é livre e a equipe Tamar estará à disposição para sanar dúvidas em pontos estratégicos do Centro de Visitantes.
Em alguns horários do dia são realizadas atividades mediadas pela equipe monitores, que proporcionam maior interação dos visitantes com as tartarugas marinhas, sempre garantindo o devido distanciamento e segurança para ambos. As atividades interativas permitem ao visitante conhecer mais sobre o trabalho de pesquisa e conservação do Projeto Tamar, aprender sobre as tartarugas e toda a vida marinha.
As 10:30 é realizada uma Atividade de Enriquecimento Ambiental, as 12:30 a Horta da Tartaruga e as 15:30 a Alimentação das Tartarugas.
ESPAÇOS TEMÁTICOS
O Centro de Visitantes é cadastrado no IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).
O Centro de Visitantes do Projeto Tamar Florianópoils conta com: exposição permanente com painéis explicativos que apresentam o ciclo de vida, importância ecológica e as principais ameaças à sobrevivência das tartarugas marinhas, trabalho de proteção e pesquisa, valorização cultural e inclusão social realizado nas comunidades costeiras; réplicas em tamanho real das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil; sala de vídeo com capacidade para 50 pessoas; Espaço do Saber com esqueletos, cascos , réplica de ninho de tartaruga e filhotes conservados em formol. Há também espaço para exposições fotográficas de artistas ou instituições parceiras do Projeto Tamar e área para exibição de vídeos de cunho ambiental e cultural.
Neste espaço ocorre uma visita orientada sobre a desova das Tartarugas muito interessante.
Um espaço ao ar livre com a Ilha de Santa Catarina.
ESPAÇO CULTURAL
Espaço destinado a apresentações musicais, teatrais e artísticas em geral, demonstrando que o tema da conservação da natureza também está intimamente conectado com a arte. No local são ministradas aulas de capoeira gratuitas para a comunidade, além de shows nacionais e outros eventos. É um espaço aberto para apresentação de projetos parceiros e de artistas ligados à causa e que tenham interesse em divulgar seu trabalho aos nossos visitantes. Pelo palco de Florianópolis já passaram artistas como Lenine, Milton Nascimento, Stanley Jordan, João Donato, Dazaranha entre outros.
Neste local também há um extenso gramado com réplicas dos personagens da Galera da Praia, disponível para piqueniques e recreação.
Uma vez ao mês é realizado neste espaço o Domingo no Tamar, um evento que conta com atividades infantis e apresentações culturais, como boi de mamão e capoeira, exposição de projetos de conservação que atuam na região, além de apresentações musicais de bandas e grupos locais. Para mais informações sobre os dias de evento acompanhe nossas redes sociais do ou ligue para (48) 3236-2015.
“A sociedade brasileira é considerada nossa maior parceira nos apoiando de diversas formas: conhecendo nossos Centros de Visitantes, adquirindo produtos nas Lojas Tamar, fazendo trabalho voluntário, divulgando a mensagem da conservação de nossos mares, oceanos e tartarugas marinhas e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades litorâneas. Em troca, a sociedade tem a certeza de que assim, está contribuindo para um mundo mais justo, onde o desenvolvimento humano e o respeito à todas as formas de vida são complementares e não antagônicos.” Projeto Tamar
A Fundação Projeto Tamar atua no litoral brasileiro desde a década de 80 e está presente em 23 localidades distribuídas em oito estados brasileiros: RN, PE, SE, BA, ES, RJ, SP e SC. Possuindo 6 Centros de Visitantes:
Praia do Forte - Bahia
Fernando de Noronha - Pernambuco
Ubatuba – São Paulo
Vitória – Espírito Santo
Oceanário de Aracaju - Sergipe
Florianópolis – Santa Catarina
_______________________________________
Ohayō Mamãe Terra!
Fotos: @ohayomamaeterra
Referências: Projeto Tamar e Experiências Próprias.
Local: Projeto Tamar, Praia Barra da Lagoa, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Créditos: www.ohayomamaeterra.blogspot.com
Nos segue lá no Instagram https://www.instagram.com/ohayomamaeterra/
Contato e-mail: ohayomamaeterra@gmail.com
Parcerias entre em contato!
Comentários
Postar um comentário